Muito se fala em campanhas de marketing digital e pouco se explora em torno delas. Diversos empreendedores com quem converso ficam na dúvida de como e quando aplicá-las e acabam não conseguindo organizar isso de forma correta, deixando de ter bons resultados por conta disso.
Em primeiro lugar, quero deixar claro que uma boa análise do público-alvo é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de marketing, mas esse não é o único passo: é necessário conhecer o modelo, a estrutura e a cultura do negócio para que se possa entender qual campanha será usada.
As campanhas listadas abaixo podem ser aplicadas em sequência ou aleatoriamente – isso depende da realidade e do momento que cada negócio vive.
Veja os principais modelos que aplicamos.
Campanhas de Aquisição
Os objetivos deste tipo de campanha é a aquisição de leads e de novos clientes.
Com as campanhas de aquisição, conseguimos manter o crescimento da lista de leads e de novos clientes. Podemos aplicar o conceito de tripwire (produto de entrada) para ter uma primeira vitória e transformar o lead em cliente, gerando receita já nas primeiras ações de marketing.
Dentro dessa estratégia, usamos: e-books, aulas, minitreinamentos, webinars como isca e distribuímos as estratégias em canais (como Facebook, WhatsApp, chatbot, e-mail e LinkedIn).
Campanhas de Ativação
O objetivo principal deste tipo de campanha é aquecer leads frios e fazer com que eles façam a aquisição da sua primeira compra ou mesmo voltem a comprar da empresa.
Eu, particularmente, gosto de usar esta campanha para a lista de leads e clientes inativos, reativando-os e aumentando o faturamento da empresa.
Dentro desta estratégia, usamos: “clube de compras VIP”, e-books, aulas, minitreinamentos, webinars como isca e distribuímos as estratégias em canais (como Facebook, WhatsApp, chatbot, e-mail e LinkedIn).
Campanhas de Monetização
Nestas campanhas, o objetivo principal é aumentar os resultados de vendas, e sua função é trabalhar leads aquecidos para que se tornem clientes, adquirindo os principais produtos da empresa (valor maior).
Dentro desta estratégia, eu gosto de usar o modelo de webinars de venda e oferta direta por e-mail, lembrando que a maioria das vendas ocorre para a audiência já preparada para comprar um produto de valor maior.
Campanhas de Retenção
Pouco aplicada no Brasil pelas empresas, as campanhas de retenção têm como objetivo manter o cliente fiel à sua marca e monetizando. As estratégias aqui são focadas em fazer com que o cliente sempre compre algo da empresa, a qual precisa ficar ao lado do consumidor e deve definir um período de intervalo de compra que julgar ser bom para lhe fazer as ofertas.
Dentro desta estratégia, eu indico a criação de ações de up-sell e down-sell.
Campanhas de Indicação
Lembra o famoso boca a boca? Este é o objetivo maior de campanhas de indicação: fazer com que o cliente fale da sua empresa para outras pessoas e indique que elas comprem de você. Para que as campanhas de indicação funcionem bem, é preciso ter um bom atendimento ao cliente, fazendo com ele se sinta à vontade para indicar sua empresa e/ou seus produtos e serviços.
Eu costumo presentear os clientes e os nossos colaboradores que fazem indicações da nossa empresa. Mas, para o público em geral, podem ser criadas ações com grande potencial de viralização. Para isso, aplicamos a gamificação: damos brindes e/ou benefícios para aqueles que atingem as maiores pontuações, tais como descontos exclusivos, oportunidades de encontros presenciais, comissionamento etc.
Campanhas de Construção de Autoridade/Branding
Esta campanha é pouco explorada ainda de forma individual, mas eu acredito fielmente que ela precisará ser rodada diariamente para o seu público-alvo gravar a marca na mente dele.
Construção de autoridade e branding impactam diretamente na redução do esforço de venda gerando, assim, mais resultados no médio e longo prazo, pois as pessoas passam a confiar mais na marca e/ou em você, e as objeções caem e fazem com que a pessoa confie e compre de forma muito mais rápida e mais vezes.
Para conquistar um espaço na mente e a confiança do seu público, é preciso que você sempre dê algo em troca. A melhor forma de fazer isso é compartilhando conhecimento em forma de conteúdo, como lives, dicas que realmente geram resultados, conteúdos diversos que ajudam a resolver os problemas da sua audiência e por aí vai. Fazendo isso, com o tempo, você consegue criar uma relação de confiança e fazer com essas pessoas comprem, continuem comprando e indiquem você e/ou sua empresa.
Agora, com este pequeno mapa de campanhas que te passei, é hora de colocar a teoria em ação. Veja qual o momento do seu negócio e aplique as campanhas necessárias para aumentar os resultados de vendas.
Se você já tentou e não tem conseguido implementar essas campanhas com resultados expressivos, entre em contato com os Consultores da Nióbio e solicite uma proposta de consultoria de performance para a sua empresa.
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe-o nas suas redes sociais.
Abraços,
Anderson Gomes