03 jul 2018

07 passos para descrever seu produto com excelência5 min read

Descrever seu produto com excelência ajudará a acelerar os resultados dos seus negócios e fará com que sua audiência tenha mais conexão com os produtos e/ou serviços que você oferta.

Isso acontece pelo fato de você conseguir comunicar exatamente o que o produto ou serviço pode trazer de benefícios para o cliente e como ajudará a resolver o problema dele ou até mesmo a saciar o desejo.

Sabemos que todo produto deve resolver um problema ou saciar um desejo, mas muitas empresas não conseguem passar isso com clareza em suas propagandas, fazendo com que as vendas de seus produtos e/ou serviços percam performance nos resultados de vendas.

Este guia com sete passos te ajudará a descrever o seu produto e/ou serviço com clareza e você poderá melhorar sua comunicação de vendas, fazendo com que seu cliente entenda melhor o que você vende, e sua empresa poderá aumentar os resultados de vendas e partir para uma estratégia mais agressiva para VENDER MAIS TODOS OS DIAS.

Abaixo seguem os passos que você deve seguir.

1) Para quem é o seu produto? Qual o consumidor final?

Aqui você definirá qual o cliente que seu produto e/ou serviço atenderá, por exemplo:

  • dentistas;
  • médicos ginecologistas;
  • consultores de marketing;
  • agências digitais;

Esta parte é muito importante, pois você conseguirá falar a mesma língua do consumidor final e criará mais conexão com ele.

2) Qual problema precisa ser resolvido?

Neste passo, você descreverá qual o problema que o seu produto e/ou serviço precisa resolver. Detalhe o máximo possível para que fique fácil entender o problema que ele resolve ou o desejo que ele sacia.

3) Nome do produto ou serviço

Este passo é mais simples, mas aproveito e deixo uma dica aqui, caso ainda não tenha definido o nome do produto e/ou serviço.

Use um nome que tenha link com a necessidade do seu público-alvo/consumidor final, pois isso facilitará, inclusive, nos resultados de buscas na internet quando você iniciar uma estratégia de SEO.

4) Categoria do produto ou serviço

O que é o produto ou serviço?

Descreva o que é exatamente o produto ou serviço, de forma clara e concisa, para que sua audiência consiga entender tudo já no primeiro contato com sua comunicação.

5) Qual benefício-chave?

Quais as principais razões para seu público adquirir seu produto e/ou serviço?

Descreva o principal benefício dele e discorra sobre quais as principais razões que pode fazer seu público se interessar em comprar de você.

6) No que ele é melhor que o produto/serviço concorrente?

Este é um passo muito importante, para que você consiga destacar seu produto perante a concorrência. Neste passo, você descreverá por que seu produto/serviço é a melhor alternativa em relação aos seus concorrentes e o que faz ele ser melhor do que os produtos deles.

7) Diferenciais do produto e/ou serviço

Neste passo, a ideia é mostrar quais os diferenciais que fazem seu produto e/ou serviço ser melhor que as outras opções que existem no mercado e quais os motivos que farão seu público-alvo escolher o que você vende, e não o que os concorrentes oferecem.

Logo abaixo deixarei um resumo de como fazer, mas antes é muito importante que você entenda o seguinte:

Vivemos em uma realidade na qual somos bombardeados de ofertas e informações todos os dias. Isso acaba entupindo nosso cérebro; então, as empresas precisam ser cada vez mais cirúrgicas na comunicação com o seu público, fazendo com que eles se conectem com sua marca, seus produtos e seus serviços, a fim de ter um espaço na vida das pessoas a ponto de elas prestarem mais atenção no que você comunica. Assim, é criada uma conexão maior, que aumentará a probabilidade de conversão em vendas.

Se a sua empresa não consegue descrever com excelência o que o seu produto e/ou serviço faz, ela está perdendo muitas oportunidades de venda e crescimento e, consequentemente, espaço de mercado.

Conforme prometi aqui no artigo, segue um resumo do passo a passo.

O seu produto ou serviço é:

Para: consumidor final

Cujo: problema que precisa ser resolvido

O (a): nome do produto ou serviço

É um (uma): categoria do produto ou serviço

Que: Benefício-chave, razões para adquiri-lo

Diferente do (a): alternativa concorrente

O nosso produto ou serviço: diferenciais

Este passo a passo é exatamente o que usamos para criar e ou remodelar a comunicação dos nossos produtos e clientes na Nióbio Digital. Ele tem feito grande diferença nos resultados de vendas de produtos e serviços, fazendo com que as empresas passem a vender mais todos os dias e trazem crescimento e aceleração para seus negócios.

Faça o seu teste depois e conte para nós como foi. No começo pode ser difícil entender cada passo, mas, com um pouco de paciência, você conseguirá descrever com excelência o que é o seu produto e/ou serviço e passará a vender mais também. Lembre-se de que não existe milagres em negócios.

Este artigo foi escrito com a intenção de fazer você pensar, e não somente de ter algo pronto para copiar e colar. Quando a gente aprende a pensar estrategicamente, passa a não depender de fórmulas mágicas, conseguindo ter e manter resultados, mesmo em situações mais complexas.

Conheça mais sobre a Nióbio Digital e veja como podemos acelerar os resultados da sua empresa.

Um grande abraço,

Anderson Gomes.

Se gostou do artigo, deixe seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais.

2 thoughts on “07 passos para descrever seu produto com excelência”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *