campanhas de marketing digital

23 jul 2018

Quais os principais modelos de campanhas de marketing digital que usamos aqui na Nióbio?4 min read

Muito se fala em campanhas de marketing digital e pouco se explora em torno delas. Diversos empreendedores com quem converso ficam na dúvida de como e quando aplicá-las e acabam não conseguindo organizar isso de forma correta, deixando de ter bons resultados por conta disso.

Em primeiro lugar, quero deixar claro que uma boa análise do público-alvo é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de marketing, mas esse não é o único passo: é necessário conhecer o modelo, a estrutura e a cultura do negócio para que se possa entender qual campanha será usada.

As campanhas listadas abaixo podem ser aplicadas em sequência ou aleatoriamente – isso depende da realidade e do momento que cada negócio vive.

Veja os principais modelos que aplicamos.

Campanhas de Aquisição

Os objetivos deste tipo de campanha é a aquisição de leads e de novos clientes.
Com as campanhas de aquisição, conseguimos manter o crescimento da lista de leads e de novos clientes. Podemos aplicar o conceito de tripwire (produto de entrada) para ter uma primeira vitória e transformar o lead em cliente, gerando receita já nas primeiras ações de marketing.

Dentro dessa estratégia, usamos: e-books, aulas, minitreinamentos, webinars como isca e distribuímos as estratégias em canais (como Facebook, WhatsApp, chatbot, e-mail e LinkedIn).

Campanhas de Ativação

O objetivo principal deste tipo de campanha é aquecer leads frios e fazer com que eles façam a aquisição da sua primeira compra ou mesmo voltem a comprar da empresa.

Eu, particularmente, gosto de usar esta campanha para a lista de leads e clientes inativos, reativando-os e aumentando o faturamento da empresa.

Dentro desta estratégia, usamos: “clube de compras VIP”, e-books, aulas, minitreinamentos, webinars como isca e distribuímos as estratégias em canais (como Facebook, WhatsApp, chatbot, e-mail e LinkedIn).

Campanhas de Monetização

Nestas campanhas, o objetivo principal é aumentar os resultados de vendas, e sua função é trabalhar leads aquecidos para que se tornem clientes, adquirindo os principais produtos da empresa (valor maior).

Dentro desta estratégia, eu gosto de usar o modelo de webinars de venda e oferta direta por e-mail, lembrando que a maioria das vendas ocorre para a audiência já preparada para comprar um produto de valor maior.

Campanhas de Retenção

Pouco aplicada no Brasil pelas empresas, as campanhas de retenção têm como objetivo manter o cliente fiel à sua marca e monetizando. As estratégias aqui são focadas em fazer com que o cliente sempre compre algo da empresa, a qual precisa ficar ao lado do consumidor e deve definir um período de intervalo de compra que julgar ser bom para lhe fazer as ofertas.

Dentro desta estratégia, eu indico a criação de ações de up-sell e down-sell.

Campanhas de Indicação

Lembra o famoso boca a boca? Este é o objetivo maior de campanhas de indicação: fazer com que o cliente fale da sua empresa para outras pessoas e indique que elas comprem de você. Para que as campanhas de indicação funcionem bem, é preciso ter um bom atendimento ao cliente, fazendo com ele se sinta à vontade para indicar sua empresa e/ou seus produtos e serviços.

Eu costumo presentear os clientes e os nossos colaboradores que fazem indicações da nossa empresa. Mas, para o público em geral, podem ser criadas ações com grande potencial de viralização. Para isso, aplicamos a gamificação: damos brindes e/ou benefícios para aqueles que atingem as maiores pontuações, tais como descontos exclusivos, oportunidades de encontros presenciais, comissionamento etc.

Campanhas de Construção de Autoridade/Branding

Esta campanha é pouco explorada ainda de forma individual, mas eu acredito fielmente que ela precisará ser rodada diariamente para o seu público-alvo gravar a marca na mente dele.

Construção de autoridade e branding impactam diretamente na redução do esforço de venda gerando, assim, mais resultados  no médio e longo prazo, pois as pessoas passam a confiar mais na marca e/ou em você, e as objeções caem e fazem com que a pessoa confie e compre de forma muito mais rápida e mais vezes.

Para conquistar um espaço na mente e a confiança do seu público, é preciso que você sempre dê algo em troca. A melhor forma de fazer isso é compartilhando conhecimento em forma de conteúdo, como lives, dicas que realmente geram resultados, conteúdos diversos que ajudam a resolver os problemas da sua audiência e por aí vai. Fazendo isso, com o tempo, você consegue criar uma relação de confiança e fazer com essas pessoas comprem, continuem comprando e indiquem você e/ou sua empresa.

Agora, com este pequeno mapa de campanhas que te passei, é hora de colocar a teoria em ação. Veja qual o momento do seu negócio e aplique as campanhas necessárias para aumentar os resultados de vendas.

Se você já tentou e não tem conseguido implementar essas campanhas com resultados expressivos, entre em contato com os Consultores da Nióbio e solicite uma proposta de consultoria de performance para a sua empresa.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe-o nas suas redes sociais.

Abraços,

Anderson Gomes

One thought on “Quais os principais modelos de campanhas de marketing digital que usamos aqui na Nióbio?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *