11 jun 2018

Fique por dentro das 7 tendências do marketing empresarial6 min read

O marketing empresarial é uma das áreas mais importantes das empresas modernas. Embora setores como administração, logística e contabilidade sejam essenciais para o funcionamento de uma empresa, não podemos negar que a divulgação e as maneiras como a marca se relaciona com o público são requisitos fundamentais para a sobrevivência de qualquer tipo de negócio no mercado atual.

Conheça, a seguir, algumas das principais tendência do marketing para empresas. Algumas são novidade e ainda estão se popularizando no mundo corporativo; outras já estão presentes há algum tempo nas estratégias, mas não deixam de ganhar cada vez mais destaque nas campanhas de grandes empresas espalhadas pelo mundo.

1 – Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das tendências que vieram para ficar. Pode ter diferentes objetivos, como gerar tráfego qualificado para o site da empresa, conquistar novos clientes, educar os leads e guiar os visitantes pela jornada de compras.

No marketing empresarial, a produção de conteúdo pode incluir textos, vídeos, infográficos, tabelas, PDFs, imagens e todo tipo de mídia ou formato que possa agregar informações relevantes ao consumidor, responder suas dúvidas e mostrar como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo a resolver um determinado problema.

Mais do que apenas vender ou fechar negócio, o marketing de conteúdo é uma maneira de fortalecer o relacionamento da empresa com o consumidor, que ao se deparar com conteúdos ricos sobre um assunto do seu interesse, passa a ver a marca como uma especialista no assunto.

2 – Blog

Todo mundo sabe da importância do site para as empresas e profissionais autônomos. Através dessas páginas são disponibilizadas as informações institucionais da organização ou o currículo do profissional, telefones e e-mails para contato,  apresentação dos produtos ou serviços oferecidos e outras informações básicas. Contudo, o seu site acaba ficando incompleto se não tiver também um blog.

Tendência no mundo corporativo, o blog é o espaço em que a empresa deve disponibilizar conteúdos relacionados às dores, curiosidades e necessidades dos seus consumidores. Tutoriais, notícias, matérias jornalísticas e artigos originais são alguns exemplos de bons conteúdos a serem compartilhados com os seus clientes e futuros clientes.

3 – SEO

A produção de conteúdo tem aliadas muito importantes: as ferramentas de SEO. O termo, que é uma sigla para Search Engine Optimization (traduzido como Otimização para Mecanismos de Busca) é uma das principais estratégias de inbound marketing, pois permite que o site ou blog da sua empresa se destaque em mecanismos de pesquisa como o Google.

Isso acaba fazendo com que mais pessoas conheçam a sua página, de uma maneira menos invasiva. Afinal, anúncios online podem funcionar, mas nada melhor do que quando as pessoas interessadas no seu produto ou serviço encontram sua empresa de maneira intuitiva.

No marketing empresarial, o uso de palavras-chaves bem distribuídas nos textos, links e tags são aslguns exemplos de ferramentas de SEO muito utilizadas.

4 – Redes sociais

Não é uma novidade que as redes sociais oferecem muitas possibilidade para o marketing. Hoje em dia, manter uma página no Facebook e Instagram, uma conta no Twitter e um canal no Youtube pode fazer toda a diferença na divulgação de produtos ou serviços, afinal, dependendo do perfil do seu público-alvo, é muito mais fácil encontrá-los através desses canais do que com outros tipos de anúncios.

Estar ativo nas principais redes sociais que seus clientes utilizam é uma tendência do marketing empresarial que veio para ficar. Afinal, poucos canais oferecem tantas possibilidades com investimentos tão baixos quanto essas mídias.

5 – Webinar

União das palavras web based e seminar, a tradução literal para webinar seria “seminário baseado em rede”. Tratam-se de breves palestras ou conferências online, que permitem aos expectadores interagirem com o palestrante, fazendo perguntas via chat.

Esse modelo de vídeo está cada vez mais integrado ao marketing de conteúdo, e muitas empresas utilizam esse recurso para se aproximar do seu público, qualificar leads e trabalhar o relacionamento da empresa com os consumidores.

Além da interação, o webinar oferece outras vantagens, como a possibilidade de trabalhar cada uma das etapas do funil de vendas, incluindo a captação, nutrição e conversão de leads. Assim como as redes sociais, não exige grandes investimentos, e sim um bom planejamento dos conteúdos.

6 – Realidade virtual e realidade aumentada

Parecem termos muito futurísticos, mas a RV (Realidade Virtual) e a RA (Realidade Aumentada) já fazem parte das campanhas de marketing de grandes marcas. Um exemplo de campanha de marketing empresarial que utilizava a RV é o aplicativo da Volvo (fabricante de automóveis) que permite ao usuário realizar um teste drive em um dos seus novos modelos de carro sem sair de casa. A experiência permite ao usuário a sensação de dirigir pelas estradas de Vancouver, no Canadá, sem precisar se ausentar do próprio lar.

Outro exemplo, dessa vez utilizando tecnologia de RA, foi a ação desenvolvida pela Tok&Stok, loja de móveis e decoração. Através de um aplicativo de celular os consumidores conseguiam visualizar os produtos do site em suas próprias casas, o que lhes dava mais confiança na hora de realizar a compra online.

7 – Automação do marketing

As ferramentas de automação de marketing são uma novidade que promete facilitar o trabalho dos profissionais dessa área, pois permitem que atividades antes feitas manualmente sejam automatizadas. Com essas ferramentas, é possível identificar e interagir com o seu público de maneira personalizada, o que contribui para a melhoria do relacionamento com o cliente.

Ao reduzir o trabalho manual das equipes de marketing, a eficiência dos profissionais aumentam, pois poderão se dedicar com mais empenho na criação de novas campanhas e estratégias.

Um bom exemplo de automação de marketing são os agendamentos de postagens nas redes sociais. Afinal, manter uma página ativa exige regularidade nos posts, ou seus seguidores irão pensar que você as abandonou e deixarão de segui-lo. Com uma boa ferramenta de automação, é possível programar as postagens, monitorar curtidas e comentários o mensurar os números de cliques conquistados através das mídias sociais.

E você, o que acha? Que tendências do marketing empresarial vieram para ficar? Compartilhe sua opinião conosco, deixe um comentário!

Artigo indicado: ENTENDA O QUE É UMA CTA

One thought on “Fique por dentro das 7 tendências do marketing empresarial”

  1. Muito boa as dicas nesse texto. RA e RV já é algo muito utilizado em alguns segmentos, e ctz será muito utilizado nos próximos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *