10 jun 2018

O que é ROI e qual a importância para campanhas de marketing digital?5 min read

Você sabe o que é ROI? Sendo sim ou sendo não a resposta, esse texto é especialmente para você que tem interesse em conhecer mais sobre esse conceito. A sigla ROI significa Return on Investment, traduzindo para o português, Retorno sobre Investimento. Ele é um indicador que mostra a quantidade de dinheiro a sua organização ganhando ou a perdendo com os investimentos realizados.

Essa ferramenta de alta precisão ajuda o empresário a ter dados concretos e exatos dos retornos obtidos com os investimentos realizados, isto é, serve para saber se os recursos estão sendo bem investidos ou não.

Algumas fontes também chamam o ROI de taxa de retorno, pois ele mostra a relação exata entre os resultados dos investimentos (seja ganhando ou perdendo) e o montante que foi investido.

Ele é bastante utilizado para administrar e mensurar os resultados de campanhas de marketing, se fazendo algo cada vez mais presente para avaliar se elas estão dando o retorno esperado. Até mesmo por isso o marketing digital vem buscando acoplá-lo em seu modo de operação.

Saber o que é ROI no mercado de trabalho atual é fundamental para conseguir trabalhar estratégias, planejar gastos e investimentos, bem como calcular os retornos que você conseguirá a partir da realização de ações nos mais diferenciados canais.

Vamos discutir como a taxa de retorno pode te ajudar na hora de mensurar os resultados de ações realizadas nas mídias digitais, ou seja, os resultados das campanhas realizadas diretamente na internet e redes sociais.

Marketing digital

É fato que a sociedade vem mudando e isso afeta diretamente no modo como as pessoas se relacionam e também como consomem produtos e serviços. Essa relação entre as mudanças na sociedade e a economia está diretamente ligada e quem não souber lidar com isso dificilmente terá sucesso.

Se você ainda não sabe o que é marketing digital, saiba que é uma das formas mais eficientes de divulgação e promoção de produtos e serviços da atualidade.

Fazer campanhas de marketing digital diz respeito a promover produtos ou marcas por meio das mídias digitais. E quais são elas? Com o advento da internet, muitas portas foram abertas: para todos os ramos, seja pensando por um cunho mais comercial ou até mesmo para uso comum, pela web é possível fazer muitas coisas, como compras, vendas, pesquisas e muito mais.

As mídias digitais são os websites, as redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram, por exemplo, em resumo: tudo aquilo que exista na rede mundial de computadores. O marketing digital é essencial, pois ajuda a trabalhar as ferramentas de marketing com a visão do “novo mundo” da era da internet.

Divulgar um produto nas mídias sociais não se restringe e resume apenas a publicar uma foto ou um texto dizendo “eu vendo isso”, “eu ofereço aquilo”, e sim para fazer com que você tenha uma comunicação mais direta e no tempo certo com o público-alvo.

Como o ROI pode aparecer nas campanhas de marketing digital

Após entender os conceitos de ROI e marketing digital, não é muito complicado fazer uma relação entre ambos e utilizá-los em conjunto para obter resultados mais precisos e concretos.

Se o marketing digital é a realização de ações com as mídias digitas, e o ROI serve para calcular se os retornos foram bons diante dos investimentos realizados, como ele pode aparecer nas campanhas de marketing digital?

De forma simples, pode ser elaborada uma fórmula que ajudará a calcular a relação entre os custos dos investimentos e os ganhos obtidos. Para fazer isso, é preciso considerar três pontos:

  • Lucro líquido – é a relação entre os valores investidos na campanha e os valores investidos para que ela seja realizada.
  • Custos totais – a soma de todo o investimento feito para que a campanha aconteça. Aqui é preciso relatar os valores gastos em publicidade, na utilização de publicações patrocinadas, gestão de mídias sociais, entre outros.
  • Taxa de retorno – é o ROI, isto é, o resultado do cálculo feito entre o lucro líquido e o custo dos investimentos. É com esse indicador que o dono da empresa saberá se as ações estão dando certo ou se apenas estão trazendo prejuízos aos cofres da organização.

Com os resultados obtidos pelo cálculo do ROI é possível esquematizar as novas ações de marketing, criar novas estratégias e avaliar o que foi e está sendo feito pela empresa até o momento:

  • Se o cálculo for negativo, mostrará que os custos estão sendo maiores que os lucros. Isso é uma prova concreta de que há algo errado e é preciso trabalhar em cima de ideias e planejar novos rumos para afastar os prejuízos.
  • Já se o resultado for positivo, mostrará quantas vezes o lucro está sendo superior aos investimentos, dando uma base para trabalhar em cima de movimentos, manter os números ou buscar melhorá-los.

Saber o que é ROI e como utilizá-lo de modo a fazer com que as campanhas de sua empresa sejam cada vez mais lucrativas é um método excelente de evitar gastos de dinheiro e tempo desnecessários.

Tendo como base um indicador preciso e eficiente, fica muito mais fácil trabalhar em cima de ações e estratégias para trabalhar o marketing digital, que é uma forma muito válida de divulgação na atualidade – pois o mundo está girando em torno da internet e das mídias digitais.

Utilizar o ROI é muito bom, mas não é apenas com ele que todas as ações da sua empresa passarão a ser lucrativas. Ainda é preciso seguir estudando o mercado, compartilhando informações, buscar se adaptar às novidades e, principalmente, entender que os processos são modificados com a mesma velocidade em que novidades surgem no meio digital.

Por isso, busque sempre se atualizar e fazer uso do indicador para auxiliar sua empresa a ter resultados melhores.

O que você acha da utilização do indicador ROI pelas empresas para calcular se as ações de marketing digital estão sendo lucrativas? Acredita que essa é a melhor forma de mensurar esse mérito nas organizações? Você já fez uso dele em seus negócios? Deixe a sua opinião no espaço dos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *