08 jun 2018

Saiba qual a frequência de postagens ideal para as mídias sociais5 min read

O marketing digital é uma ferramenta indispensável para as empresas modernas. Construir uma presença online é fundamental no mercado atual, já que, para a maioria dos consumidores, se seu produto ou serviço não está na internet, é como se ele não existisse. Nesse cenário, poucas plataformas se mostraram tão eficiente como as mídias sociais.

Muito além da divulgação de empresas e marcas através do investimento em anúncios nessas plataformas, as redes sociais oferecem ótimas oportunidades de dialogar com seu público-alvo e de alguma forma estar presente no dia a dia dos seus clientes, construindo um relacionamento mais direto com essa pessoas.

Empresas que constroem perfis estratégicos e dinâmicos nas redes sociais acabam transformando seus clientes em divulgadores gratuitos da marca, pois quando essas pessoas curtem ou compartilham os conteúdos das suas mídias, elas possibilitam que seus próprios contatos tenham acesso a essas postagens, aumentando a visibilidade dos posts.

Em meio a tantas vantagens, é de extrema importância saber utilizar cada uma das principais redes sociais da atualidade, aliando as estratégias do marketing de conteúdo às possibilidades oferecidas por essas plataformas. Veja, a seguir, qual a frequência de postagens ideal para cada mídia social.

Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais famosas do mundo e a mais utilizada no Brasil. Além dos perfis dos usuários, o site permite a criação de páginas, onde geralmente as empresas, marcas, lojas virtuais, artistas e figuras públicas compartilham fotos, vídeos e outros conteúdos.

O mais indicado é postar no Facebook entre 1 e 2 vezes por dia, embora essa número possa variar de acordo com a relevância do conteúdo que a empresa produz. Algumas marcas optam por não postar diariamente e isso não prejudica o resultado de suas campanhas. Nas mídias sociais, o mais nocivo para as empresas é o exagero: encher a página inicial dos seus seguidores com anúncios e postagens desenfreadas não vai fazer com que eles acessem mais o seu site, e sim que acabem desistindo de segui-lo.

É muito importante desenvolver uma estratégia antes de começar a postar, pois assim é possível planejar as postagens de cada dia, mantendo uma frequência equilibrada e prezando pela qualidade e relevância dos posts.

Twitter

O Twitter é uma rede social muito dinâmica, que exije objetividade. Com limite máximo de 280 caracteres por postagem, as empresas que utilizam a rede social para divulgar seus produtos e serviços e precisam usá-la com sabedoria.

Diferente do Facebook, o Twitter permite que as empresas publiquem várias vezes ao dia, visto que os posts costumam desaparecer rapidamente do feed dos seus seguidores, em meio a tantas outras postagens. Entretanto, você não deseja monopolizar o feed de ninguém, portanto, é importante dar um intervalo de 20 ou 30 minutos entre cada postagem.

No Twitter é possível compartilhar links do seu blog ou site, conteúdos e notícias que possam ser do interesse dos seus seguidores e até mesmo ofertas, promoções e cupons de desconto.

Instagram

Uma das redes sociais favoritas de celebridades e influenciadores digitais, o Instagram permite que os usuários compartilhem imagens e vídeos de todos os tipos, sempre usando as hashtags para ajudar as pessoas interessadas naquele assunto ou tema a encontrarem suas postagens.

O Instagram é uma das poucas mídias sociais que permitem que os usuários tenham acesso ao que outros usuários estão seguindo ou curtindo. Para as empresas, isso é um ponto muito positivo, pois dessa forma é possível conhecer melhor os interesses e preferências do seu público.

Assim como no Facebook, o recomendado é que as postagens no Instagram aconteçam entre 1 e 2 vezes ao dia. O mais importante é garantir que as postagens diárias sempre irão oferecer conteúdos originais e interessantes, sempre acompanhados por imagens estratégicas.

Youtube

Com mais de 1 bilhão de usuários espalhados pelo mundo, o Youtube é a maior rede de compartilhamento de vídeos existentes. Através dela são lançados todo tipo de conteúdos, de videoclipes de artistas internacionais até vídeos caseiros que acabam viralizando.

Para as empresas que desejam compartilhar vídeos, sejam anúncios ou conteúdos relevantes para o seu público – como tutoriais e respostas às dúvidas dos clientes – é recomendado que a frequência mínima seja um vídeo por semana, enquanto a frequência máxima não deve passar de três vídeos por semana.

Todo o conteúdo compartilhado no Youtube pode ser divulgado nas outras mídias sociais da empresa, o que contribui para aumentar a visibilidade dos vídeos.

Pinterest

Cada vez mais popular, o Pinterest permite a criação de catálogos de imagens com os mais variados temas. Trata-se de uma rede social muito intuitiva, pois exibe conteúdos na caixa de entrada de acordo com os principais interesses do usuário.

As empresas que utilizam o Pinterest devem ter uma frequência de pelo menos 1 postagem por dia, para manter os painéis sempre atualizados e com uma boa visibilidade. É válido lembrar que os nomes dos painéis funcionam como uma espécie de tag ou palavra-chave, por isso é importante pensar em títulos que ajudem seu público-alvo a encontrá-los.

Google+

Uma das mídias sociais do conglomerado Google que permitem aos usuários recomendar conteúdos, sites, blogs e até mesmo produtos. Graças ao sistema de pontos “+1” do Google Plus, o Google+ pode ajudar o seu site a melhorar seu posicionamento nas ferramentas de busca.

Nessa rede social, o recomendado é publicar no mínimo três vezes por dia. Quanto maior a frequência das publicações, melhor será o engajamento. Varie entre as publicações de links, textos e imagens.

LinkedIn

Considerada uma rede social profissional, o LinkedIn é uma ótima maneira de trabalhar o networking e estabelecer contatos. Para as empresas, a prioridade devem ser os conteúdos institucionais e informações que realmente despertem o interesse do seu público.

O ideal é que as postagens sejam realizadas em dias úteis, quando o tráfego de usuários do LinkedIn é maior. Quanto à frequência, a média de 20 postagens por mês é apontada como a mais adequada para essa rede social.

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para você. Caso deseje acompanhar nossas próximas postagens e ficar por dentro dos nossos conteúdos, siga nossas mídias sociais. Vamos nos conectar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *